ÚLTIMA HORA

terça-feira, 5 de julho de 2016

4ª edição da Caravana do Coração começa pela cidade de Monteiro‏

A 4ª edição da Caravana do Coração teve início nesta segunda-feira (4), às 8h, na cidade de Monteiro (319 km de João Pessoa), na Escola Municipal Tiradentes, onde foi realizado um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes, com idade gestacional de 22 a 28 semanas, que apresentem algum tipo de cardiopatia. A ação é fruto de uma parceria entre a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), criada em 2011, pelo Governo do Estado e a ONG Círculo do Coração, de Pernambuco.

A ação em Monteiro abrange 17 municípios da 5ª Gerência Regional de Saúde (GRS): Monteiro, Amparo, Ouro Velho, Prata, Sumé, Parari, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Cariri, São João do Tigre, Caraúbas, Coxixola, Serra Branca, Congo, Camalaú, Zabelê, Gurjão e São José dos Cordeiros.

Na região, a Caravana já aconteceu uma vez em Sumé e esta é a terceira em Monteiro.

Uma das novidades deste ano é a promoção de reuniões entre secretários de saúde dos municípios de cada região por onde a Caravana vai passar. O objetivo é conscientizar sobre a importância da Caravana, com ênfase no fato de que o projeto salva vidas e ainda sobre publicações científicas que estão sendo produzidas a partir das experiências do projeto. A primeira reunião ocorreu nesta segunda-feira pela manhã, na sede da 5ª GRS, em Monteiro.

“Os secretários da nossa região estão bem engajados no projeto e até quem não tem em seu município usuários que se encaixam no perfil da Caravana fizeram questão de participar por acreditar na eficácia do trabalho que traz segurança para os moradores, garantindo atendimento que salva vidas”, disse a gerente da 5ª Regional de Saúde, Ravena Farias.

Ela lembrou que, nesta versão, a Caravana também está atendendo crianças com microcefalia e na região de Monteiro devem ser encaminhadas oito crianças com o problema.

Além dos atendimentos na escola, até o final da tarde, a Caravana promoveu dois cursos, na UEPB: um de primeiros socorros, pela manhã e à tarde, para profissionais de saúde e de educação e outro com foco sobre os cuidados no pré-natal, pela manhã, somente para enfermeiros da Atenção Básica.

Esta edição da Caravana do Coração será realizada de 4 a 17 de julho, em 13 municípios paraibanos. De Monteiro seguiu para Princesa Isabel (5), Itaporanga (6), Cajazeiras (7), Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2016 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br