ÚLTIMA HORA

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Boqueirão agoniza e águas da Transposição seguem rumo a Monteiro

Segue crítica a situação de armazenamento de água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, responsável pelo abastecido de Campina Grande e de outras 19 localidades. O manancial registrou, nessa quinta-feira (9), 16,6 milhões de metros cúbicos (m³) de água armazenada, ou 4% do total de 411,6 milhões de m³ de capacidade.

Além de Boqueirão, outros 75 mananciais do estado que são monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) estão em situação crítica, com menos de 5% de capacidade.

Os dados da Aesa também informam que 28 reservatórios estão em situação de observação, quando registram menos de 20% de capacidade, e 23 estão com capacidade armazenada superior a 20%.

Água da transposição a caminho

Inaugurada no dia 30 de janeiro, durante visita do presidente Michel Temer e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a terceira estação de bombeamento (EBV-3), que faz parte do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, já recebe água da transposição.

A EBV-3 fica no município de Floresta, em Pernambuco, e recebe água vinda do reservatório de Mandantes. Saindo da EBV-3, as águas seguem para a EBV-4, no município pernambucano de Custódia, onde segue para os reservatórios Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova e o aqueduto Jacaré.

Após isso, as águas da transposição seguem para as EBVs 5 e 6, em Sertânia-PE, e Monteiro, já na Paraíba. A previsão é de que as águas da transposição cheguem na Paraíba até o fim deste mês e que comece a encher o açude de Boqueirão em abril.

Com Portal Correio

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2018 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br