ÚLTIMA HORA

quinta-feira, 23 de março de 2017

Raios, ventania e granizo causam destruição em cidades do interior da PB

Municípios do interior paraibano têm registrado fortes chuvas nos últimos dias. Em localidades do Agreste e Sertão, precipitações têm sido acompanhadas por raios, fortes ventos e até granizo. 

Nessa quarta-feira (22), casas e o salão de festas de um condomínio no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande, tiveram telhados e estruturas físicas arrancados pela forte ventania registrada durante chuvas ocorridas à tarde. Fortes ventos também foram registrados em outras localidades da cidade, como por exemplo no bairro Paulistano, onde uma árvore foi derrubada. 

De acordo com a Agência de Gestão das Águas (Aesa), a rajada de vento mais intensa foi registrada pela plataforma de coleta de dados instaladas no Instituto Nacional do Semiárido, próximo à saída para o distrito Catolé de Boa Vista, por volta das 18h30. Lá, a velocidade do vento chegou a 12,1 metros por segundo, o mesmo que 43,56 km/h. No mesmo horário no bairro do Centenário, a medição ficou em 10,7 metros por segundo, que corresponde a 38,52 km/h.

Conforme a Aesa, também houve relatos de chuva de granizo em Nova Floresta, no Agreste paraibano. Conforme a meteorologista Marle Bandeira, o fenômeno está relacionado ao tempo quente e úmido. Apesar de reconhecer a possibilidade de chuvas de granizos na Paraíba, a Aesa não possui equipamentos que confirmem os casos, logo não é possível afirmar quantos já aconteceram nos últimos dias.

No Sertão do estado, uma estátua do Cristo Redentor situada no contorno que liga os municípios de Quixaba e Cacimba de Areia teria sido destruída por um raio, durante a noite dessa quarta-feira (22). Uma imagem do ocorrido circula na internet, mas o Corpo de Bombeiros em Patos, responsável pelo atendimento à região, informou que não foi acionado, indicando que não houve vítimas.

Ainda no Sertão, equipamentos eletrônicos foram danificados após queda de raios no prédio do Batalhão da Polícia Militar em Catolé do Rocha. O caso aconteceu durante uma noite chuvosa, na semana passada. Computadores e rádios ‘queimaram’. Não houve vítimas ou danos à estrutura física do prédio. 

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2016 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br