ÚLTIMA HORA

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Boqueirão recebe mais de 15 milhões de metros cúbicos de água após chuvas

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, recebeu mais 15 milhões de metros cúbicos de água devido às chuvas registradas na região do Cariri no último fim de semana. Segundo os dados de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o manancial acumula nesta segunda-feira (9) o volume de 90.537.373,28 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente ao total de 21,99% de toda sua capacidade hídrica.

Na sexta-feira (6), o açude Boqueirão armazenava 71.227.638,40 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades da região.  Desde a quarta-feira (4) suas comportas foram abertas para atender outros 14 municípios, através do sistema de abastecimento da barragem de Acauã.

Situação de outros reservatórios
O maior manancial da Paraíba, o açude Coremas, também registrou uma boa recarga hídrica devido as chuvas do fim de semana e acumulou mais de 10 milhões de metros cúbicos de água. A recarga representa quase 3% comparado ao volume hídrico da sexta-feira (7), quando o reservatório registrava 64.744.368 milhões de metros cúbicos de água.

Segundo a Aesa, nesta segunda-feira (9) o açude  armazena 75.991.727,04 milhões de metros  cúbicos de água, o equivalente a 12,84% de toda sua capacidade hídrica. O açude de Mãe D’Água, que forma o complexo Mãe D’Água/Coremas também aumentou o volume hídrico, atingindo o percentual de 6,29% de sua capacidade.

O manancial registrava em janeiro, segundo dados da Aesa, menos de 20 milhões de metros cúbicos de água, menos de 3% de sua capacidade,  e acumula nesta segunda-feira o volume de  35.701.573,60 milhões.

De acordo com o relatório da Aesa, oito reservatórios estão sangrando atualmente no estado: Bom Jesus, em Carrapateira; Cafundó, em Serra Grande; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; São José I, em São José de Piranhas; Vazante, em Diamante; Araçagi, na cidade de mesmo nome; Olho D’água, em Mari; e Taperoá II, em Taperoá.

Chuvas atingem 58 cidades
Nas últimas 24 horas, segundo o relatório de monitoramento do tempo da Aesa, choveu em pelo menos 58 cidades da Paraíba. O maior índice pluviométrico foi registrado em São José dos Cordeiros, na região do Cariri, sendo 144 milímetros. Já o menor índice foi registrado em Jacaraú, na Mata Paraibana, apenas 0,9 mm.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2018 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br