ÚLTIMA HORA

terça-feira, 26 de junho de 2018

Pagamento do IPVA de junho é antecipado e deve ser feito até dia 29, na PB

O prazo para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do mês de junho foi antecipado para a sexta-feira (29). A data é o limite para pagamento da cota única com desconto para veículos com placa de final 6; parcelas de veículos com placas de final 4, 5 e 6 e cota única sem desconto da placa de final 4.

Além disso, esse também é o prazo para que os proprietários de veículos com placas de final 6, que requereram a isenção do tributo no ano passado, apresentem os documentos para comprovação, para ter direito ao benefício.

Nesse mesmo dia, diversas categorias, como taxistas, portadores de deficiência (física, visual, mental ou autista), veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofrentistas; e motoboys até 150 cilindradas, já podem requerer a isenção de 2019.

De acordo com o Governo do Estado, a mudança na data ocorreu porque o último dia deste mês é um sábado. Nesse caso, a legislação do IPVA exige a antecipação do pagamento para o último dia útil do mês, como forma de não perder o desconto, além de evitar multa e juros no mês seguinte.

O boleto do IPVA pode ser emitido no site da Receita Estadual. Ao acessar o link, o proprietário deve informar o CPF ou CNPJ, a placa e o Registro Nacional de Veículo (Renavam) e inserir um código de segurança. Ao clicar em “Avançar”, é possível visualizar o boleto e realizar a impressão do documento.

O pagamento do imposto pode ser realizado de três formas. A primeira é a cota única com desconto de 10% à vista. A segunda opção é o pagamento em três parcelas sem desconto, sendo a primeira com vencimento no dia 29 de junho, enquanto a terceira é o pagamento total do IPVA no dia 31 de agosto, mas também sem o desconto de 10%.

Veículos com ano de fabricação anterior a 2003 estão isentos do pagamento do IPVA em 2018. A legislação em vigor assegura a isenção do imposto para proprietários de carros, motos ou qualquer outro veículo com 16 anos completos de sua fabricação. Contudo, os proprietários desses veículos não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2018 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br