ÚLTIMA HORA

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Problemas com urnas e desenvoltura do eleitor atrasaram apuração na PB

A totalização dos votos dos candidatos nas eleições da Paraíba só foi finalizada próximo às 23h. Entre os motivos para o atraso na apuração estão problemas com as urnas, recuperação de dados, número de candidatos e nível de dificuldade do eleitor.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Cassimiro Júnior, explicou que duas urnas tiveram que passar pelo processo de recuperação de dados, processo onde a urna deve ser encaminhada para uma junta eleitoral e levada para o cartório mais próximo, onde o resultado é gerado novamente.

“Aquele pendrive com o resultado por algum motivo não foi aceito pela urna, então geramos novamente o resultado”, explica ao Portal MaisPB.

Os casos aconteceram nos municípios de Santa Cecília e Caaporã. Nesses casos, era necessário aguardar a apuração de todas as outras urnas na zona eleitoral, para depois seguir para o cartório, o que levava ainda mais tempo.

Ainda segundo Cassimiro, o número de candidatos dificultou a desenvoltura dos eleitores nas urnas, principalmente os que possuem menor grau de instrução. Algumas zonas eleitorais só finalizaram a votação por volta das 21h, conforme Cassimiro.

“Quando o grau de instrução é menor, a dificuldade aumenta. Tem eleitor que erra, coloca na ordem invertida, não consegue votar, fica nervoso”, analisa.

Apesar disso, o secretário considera o resultado positivo. De acordo com ele, a Paraíba foi o segundo estado do Nordeste a totalizar o resultado, além de ter reduzido pela metade o número de substituição de urnas em relação à última eleição.

No segundo turno, que acontecerá em 28 de outubro Cassimiro vê uma eleição mais tranquila e de maior facilidade para o eleitor operar a urna.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2018 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br