ÚLTIMA HORA

segunda-feira, 13 de maio de 2019

População de Sumé é beneficiada com cirurgias de catarata

Em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Sumé e o Governo da Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu no último final de semana, mais uma etapa de cirurgias de catarata a pacientes do município.
Os procedimentos cirúrgicos ocorreram no Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro, sob os cuidados do médico oftalmo, Leonardo Falcão e equipe. Até o próximo dia 25, o mutirão continua, totalizando 55 cirurgias do município de Sumé.
Em apenas dois dias, a Prefeitura possibilitou que dezenas de pessoas enxergassem melhor. A sumeense, Helena Melo da Silva, 83 anos, uma das 30 pacientes beneficiadas somente nessa semana, disse que estava muito contente pela oportunidade de ter a visão de volta.
A Secretaria de Saúde de Sumé espera com isso zerar a fila dos pacientes que aguardam por esse atendimento no município.
De acordo com Leonardo Falcão, a catarata é a perda da transparência e o envelhecimento do cristalino — lente situada atrás da íris. É como se fosse uma barreira impedindo que a luz entre de forma adequada pra incidir na retina neurossensorial, acrescentou o médico.

Vale salientar que a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2019 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br