ÚLTIMA HORA

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Prefeitura de Monteiro incentiva renascimento da cultura do algodão no município

A Prefeita de Monteiro, Anna Lorena, está comemorando com os agricultores familiares da Vila Produtiva Rural Lafayette, a primeira colheita da cultura do algodão orgânico que foi reintroduzida na região, com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de geração de renda para o pequeno produtor rural. Na unidade de processamento e beneficiamento aonde o algodão em ramas é descaroçado e prensado para a confecção dos fardos, já foram enfardados mais de 1 tonelada do produto.

A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Agricultura, beneficiou diretamente cerca de 28 agricultores familiares assentados, que receberam, ainda nas primeiras chuvas de fevereiro o preparo do solo com o corte de terras para reintrodução da cultura do algodão orgânico. Segundo o Presidente da Associação, Agnaldo Freitas, todos os agricultores envolvidos no projeto, receberam, em média, 2 horas de trator para a preparação do solo.

A prefeita Anna Lorena afirmou que “O algodão já foi considerado o “Ouro Branco” do Cariri e nós sabemos da importância de reintroduzir essa cultura e da possibilidade de renda que ela pode gerar para o pequeno produtor do nosso município, já que eles estão plantando e colhendo um produto que receberá o Selo Orgânico Brasileiro, através da ACEPAC/PB, com reconhecimento internacional e o principal: antes mesmo do plantio, os agricultores tem a garantia da venda de toda a produção e a um preço acima do mercado do Algodão comum.” Concluiu.

Lembrando que esse não é um trabalho feito apenas por uma entidade. É resultado da parceria entre Embrapa Algodão, ONGs que fomentam a agroecologia na região, como a Arribaçã, sob coordenação geral da ONG Diaconia, com suporte do Instituto C&A, Prefeitura de Monteiro e, claro, a participação de todos os agricultores que se envolveram no projeto” Concluiu.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2019 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br