ÚLTIMA HORA

terça-feira, 9 de julho de 2019

Festa da Ressaca no Pé da Serra do Jabitacá recebe o maior público da sua história

Para encerrar os festejos juninos com chave de ouro, a festa no pé da serra do Jabitacá (divisa entre os territórios paraibano e pernambucano), considerada o maior forró de pé de serra do Nordeste brasileiro, com 79 anos de tradição, bateu recorde de público.  

“Nunca vi tanta gente nesse pé de serra, gente bonita, animada, tranqüila, gente do bem, que procurou em encontrou aqui o melhor e mais tradicional forró de (e ao) pé de serra do Nordeste, fico muito feliz de poder ajudar na continuação desta festa que não é mais de uma família, é patrimônio do povo de Sertânia e Monteiro”, disse Sivaldo Lúcio um dos organizadores da festa. Já para Silvano Lúcio, “Estou muito feliz, ver esse mar de gente dançando o mais autêntico forró me traz uma satisfação enorme e uma grande vontade de continuar com essa tradição”.

A tradicional festa resiste, mais forte do que nunca, mesmo no momento em que artistas tradicionais do Nordeste que representam o autêntico forró pé de serra fazem movimentos de defesa do autêntico forró no São João com frases do tipo “Devolvam o nosso São João”, “São João é do Nordeste”e “São João só é grande quando tem forró”, que buscam a preservação da cultura do São João, da música e da culinária da época, a festa do pé da serra do Jabitacá mantém a tradição da preservação do autêntico forró pé de serra.

A família Lúcio, vem de geração em geração organizando esse evento, desde o patriarca José Lúcio e seu irmão Antônio Lúcio, passando por Gonzaga, Geraldo Lúcio, Sebastião Lúcio e Dionísio Lúcio. Este último criou uma inovação há 29 anos, prolongando e incrementando os festejos juninos com a festa da Ressaca, que se realiza no final de semana após o São Pedro.

 Hoje, os filhos de Dionísio e Sebastião Lúcio preservam esta tradição, investindo na infraestrutura e trazendo referências de nossa cultura popular como: Maciel Melo, Nordestinos do Forró, César Amaral, Banda Hawaí, Adriano Silva (Três do Nordeste), Forró Gente Boa, Dejinha de Monteiro,  dentre outros.

Este ano, a festa da Ressaca superou todas as expectativas, uma multidão foi prestigiar o melhor do mais autêntico forró com Adriano Silva e Djinha de Monteiro, o forró se estendeu até quase as 06:00 h da manhã, fazendo do pé da serra do Jabitacá o celeiro do mais autêntico forró do Nordeste. Como diz um trecho da música da Banda Hawaí:

“... No pé da serra do Jabitacá
São João e São Pedro é de admirar
Tem a ressaca que é de tradição
E o povo do pé da serra é uma só animação...”

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2019 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br