ÚLTIMA HORA

segunda-feira, 1 de julho de 2019

São João do Tigre é um dos municípios a ser referendado no Sistema Nacional de Segurança Alimentar

A cidade de São João do Tigre através da gestão do Prefeito Célio Barbosa foi contemplada com mais uma importante conquista na área da ação social.

O município já está referendado pela CAISAN Nacional para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar, juntamente com Sumé e Monteiro, sendo um dos três únicos municípios na região do Cariri a serem contemplados.

De acordo com o secretário de desenvolvimento social do município, Elisandro de Andrade, as vantagens da adesão ao SISAN são inúmeras, entre elas: a participação na articulação das políticas públicas voltadas ao alcance de SAN e DHAA, bem como viabilizar a operacionalização de programas de forma integrada e sustentável, a partir de uma abordagem mais sistêmica.

A adesão ao sistema também propicia a ampliação da força política, pois estarão defendendo as políticas de segurança alimentar e nutricional de forma integrada e intersetorial em nível local.

Outro benefício, é a possibilidade de receber apoio técnico e político para a implementação e aperfeiçoamento da gestão do SISAN e dos seus planos de segurança alimentar e nutricional.

O município também passará a receber pontuação adicional para propostas de apoio a ações e programas incluídos nos seus respectivos planos de segurança alimentar e nutricional,quando habilitados em editais de chamada pública para descentralização de recursos federais de Ministérios.

Ao aderir ao sistema, o Tigre fica possibilitado a promover organização e maior participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas referentes à SAN e é facilitado o acompanhamento e o monitoramento de indicadores, programas e orçamento de SAN e análise da situação de segurança alimentar e nutricional.

“A adesão ao sistema contribui para a promoção de ações de educação permanente, formação e capacitação de gestores, profissionais e sociedade civil, em especial, os conselheiros, além de possibilitar maior acesso à alimentação adequada pelos titulares desse direito e promover cidadania, dignidade, saúde e qualidade de vida de seus cidadãos, resultando em economia na saúde”, explicou o secretário Elissandro.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2019 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br