ÚLTIMA HORA

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

São João do Tigre completa 124 anos de sua fundação nesta segunda

A cidade de São João do Tigre completou nesta domingo, 27, 124 anos de sua fundação. Pela importância da data, o prefeito Célio Barbosa fez questão de registrar e dar os parabéns à população.

“Parabéns para o nosso povo. Povo da nossa terra. Nesta segunda, comemoramos a lembrança da nossa fundação, e em 24 de Junho comemoramos a data de nossa emancipação, ambas são datas de grande importância e que nos fazem ficarmos muito felizes, por hoje poder representar esse povo guerreiro e ajudar no crescimento de nossa cidade”, disse o prefeito.

O Secretário de Finanças, Márcio Leite, também fez questão de parabenizar o município. "São João do Tigre está presente em minha alma e coração. Uma terra acolhedora, de pessoas de bem e do bem, honestas, e nós que fazemos a gestão municipal, temos dado o melhor para garantir uma São João do Tigre melhor", disse.

A vice-prefeita Maria Emília, os vereadores do grupo, e toda a equipe do governo municipal também estão parabenizando os tigrenses pela passagem da data memorável.

 “São João do Tigre, é uma terra de gente com muitas qualidades. Povo simples, hospitaleiro e batalhador. Povo que se destaca pelo sua força e pela sua perseverança”, completou a vice prefeita Maria Emília.

 “É uma data muito especial, na qual sempre fazemos questão, de em nome da Câmara Municipal parabenizar este povo que nos enche de orgulho”, parabenizou o presidente da câmara Arnóbio Pereira, em nome dos demais vereadores.

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DE SÃO JOÃO DO TIGRE

Por volta de 1890, habitava estas terras, uma ramificação da família dos Índios Carirís.

A fundação do povoado data de 1895, com a doação de terras a Paróquia de Nossa Senhora das Dôres, feitas pelo proprietário Cândido José Bezerra. A doação fora feita à paróquia de Monteiro.

Construiu-se uma capela de São João Batista, e ao seu redor começaram a surgir as primeiras casas residenciais e comerciais.

Entre os pioneiros deste povoado que surgia estavam José Bezerra de Medeiros, Manoel Rodrigues Evangelista e Mariano Cordeiro de Medeiros.

Chamou-se Tigre, nome proveniente de animais que os primeiros habitantes matavam na região.

Havia duas fazendas, Tigre de Baixo e Tigre de Cima e ainda Tigre Novo, pertencentes a Cândido José Bezerra. O povoado surgiu na fazenda Tigre de Baixo.

Por causa da família que fundou o povoado passou a chamar-se “Tigre de Medeiros”. Mais tarde Jacarará e por fim SÃO JOÃO DO TIGRE.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2019 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br