ÚLTIMA HORA

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Em reunião com o MPPB, prefeito de SSU apresenta experiência pioneira de encerramento de lixão do município

O prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wolff, teve participação de destaque nesta terça-feira (05), na reunião realizada pelo Ministério Público da Paraíba - MPPB, com prefeitos de 44 municípios para apresentação do projeto “Fim dos Lixões" na Paraíba. A reunião aconteceu no auditório do MPPB em Campina Grande.

O Ministério Público da Paraíba está retomando a articulação com 123 prefeitos de municípios nas regiões do Agreste e Sertão paraibanos, para que eles assinem acordos de não-persecução penal se comprometendo a dar a destinação correta ao lixo produzido em suas cidades, até o dia 1 de dezembro de 2020.

O evento foi aberto pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, que explicou que o projeto é realizado em parceria com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Ministério Público Federal. Ele destacou que o objetivo do MP não é a punição dos gestores mas a resolução do problema da destinação dos resíduos sólidos.

O Ministério Público está apresentou aos municípios experiências exitosas de outras cidades do país com características semelhantes às da Paraíba que investiram em coleta seletiva, em compostagem e conseguiram reduzir significativamente a produção de resíduos e dar a destinação correta ao lixo.

Na Paraíba, os prefeitos de Cubati e São Sebastião do Umbuzeiro, foram os primeiros a encerrar as atividades dos seus respectivos lixões, e durante a reunião, apresentaram suas experiências aos gestores presentes.

Em sua fala, o prefeito Adriano Wolff destacou que os resíduos produzidos em São Sebastião do Umbuzeiro estão encaminhados para um aterro sanitário em Arcoverde/PE, e que a gestão municipal não mediu esforços para cumprir com a legislação e cuidar do meio ambiente do município.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2019 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br