ÚLTIMA HORA

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro encera Outubro Rosa com diversas ações

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na noite desta desta quinta-feira 31 de outubro de 2019, ações em alusão ao Outubro Rosa. Com o tema: “Outubro Rosa Ano Rosa” junto ao grupo Ginástica e Vivência, onde foram realizadas testes rápidos, testes de glicemia, aferição de pressão, apresentação do grupo e palesta com a médica Dra. Ana Sonaly Oliveira.

Mais de 100 mulheres reuniram-se na Praça de Eventos, o secretario da saúde fez referência a importância das ações de prevenção que são executadas durante todo o ano por a secretária, que o câncer de mama, uma preocupação da gestão durante todo ano que sempre buscam prestar assistência em tempo hábil para o tratamento de todas as mulheres do Município.

Durante a palestra a Dra Sonaly ressaltou alguns pontos importantes na prevenção e tratamento como O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

 
Copyright © 2013 - 2019 Cariri da Gente
E-mail de contato: cariridagente@bol.com.br